Prensa hidraulica - fis iii pratica
Com os estudos da física o homem conseguiu melhorar a sua vida. Com a implantação de métodos e equipamentos ele pode deixar tarefas antes árduas e que exigiam muita força física, menos cansativa. Um bom exemplo desse equipamento é a Prensa Hidráulica, que consiste num dispositivo no qual a força aplicada num êmbolo pequeno cria uma pressão que é transmitida através de um fluido (geralmente óleo) até um embolo grande, originando uma força grande.
O funcionamento da prensa hidráulica baseia-se no Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, é o princípio físico elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), que estabelece que a alteração de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente.
O princípio da prensa hidráulica é extensamente utilizado em macacos de elevação (imagem 1), travões de veículos e prensas que usam geralmente óleo como fluido, como também elevadores hidráulicos para carros.
[pic]
Imagem 1: Macaco de elevação.
OBJETIVO
Calcular a força exercida no êmbolo menor da prensa hidráulica.
MATERIAIS UTILIZADOS
Prensa Hidráulica
Tripé
Dinamômetro
Paquímetro ou Régua
METODOLOGIA
1. Passo: Utilizando o paquímetro ou régua medir os diâmetros dos êmbolos da prensa hidráulica;
2. Passo: Utilizando o dinamômetro, verificar a força exercida no embolo maior;
3. Passo: Utilizando o Principio de Pascal, calcular a força exercida no embolo maior.
RESULTADOS E ANÁLISES
Dispondo dos diâmetros maior e menor, e da força no êmbolo 2 que equivale a 0,13 Newton, foi feito o cálculo da força no êmbolo 1 por meio da fórmula:
F1 / A1 = F2 / A2
F1 / (1,1)2 = 0,13 / (1,7)2
F1 = [0,13 x (1,1)2 ] / (1,7)2
F1 = 0,05442 Newton
CONCLUSÃO