Mecânica dos Fluidos
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Mecânica dos Fluidos
Brasília, Novembro de 2014.
Introdução
A mecânica dos fluidos é a parte da mecânica que estuda e analisa o comportamento dos líquidos tanto em equilíbrio quanto em movimento. Obviamente, o escopo da mecânica dos fluidos abrange um vasto conjunto de problemas. Muitas questões interessantes podem ser resolvidas se utilizarmos modelos simples de mecânica dos fluidos.
A lista das possíveis aplicações práticas, e também das perguntas envolvidas, é infindável; mas todas elas têm um ponto em comum, a mecânica dos fluidos. Assim torna-se muito importante o conhecimento desta disciplina.
1- Definição de Mecânica dos Fluidos, Conceitos Fundamentais e Sistema Internacional de Unidades.
Definição de Mecânica dos Fluidos.
A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial.
O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis