Preconceito
Licenciatura em Pedagogia
O conceito de Preconceito
O trabalho a seguir aborda de forma contundente o preconceito, sua manifestação no individuo e a influencia da cultura sobre ele através da socialização. Indagações foram levantadas pela professora, que serviram como base de análise para o desenvolvimento do texto.
José Leon Crochik aborda o preconceito no âmbito cultural e individual. Desenvolvendo os temas: tabus e predicados, estereótipos e preconceito, os conteúdos dos estereótipos, a razão e o preconceito, preconceito e pré-conceito, patologia e normalidade, ciência e preconceito, razão e desejos, sociedade e indivíduo e lacuna a que visa responder o preconceito.
O autor discorre já na introdução que o preconceito pode ser potencializado pela socialização. Embora a manifestação do preconceito seja individual, encontramos na cultura fatores responsáveis pelo desenvolvimento deste preconceito. E um grande motivo é evidenciado na seguinte frase:
“Como tanto o processo de se tornar indivíduo, que envolve a socialização, quanto o do desenvolvimento da cultura têm se dado em função da adaptação à luta pela sobrevivência, o preconceito surge como resposta aos conflitos presentes nessa luta” (CROCHIK p. 13)
A análise é levantada pela ótica da Psicologia e da Sociologia, pois para entender este fenômeno é necessário rever na história as formas e bases que a sociedades foram erguidas, e esta leitura só pode ser feita pela Sociologia. Além disto, também é necessária uma análise psicológica específica de cada indivíduo, que responde aos fatores sociais vigentes, no qual está inserido, e que corresponde de forma particular como membro desta sociedade.
Qual o papel da cultura no desenvolvimento do ser humano?
O objeto aqui tratado, nada mais é do que o alvo do preconceituoso. Portanto, o preconceito pode ser direcionado às classes, raças e gêneros. Ao longo da história, são