preconceito
1. O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo mundo.seus sintomas e manifestações incluem o medo,a intolerância,a separação, a segregação, a discriminação e o ódio.Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados,a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância.Historicamente,uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas.Cientistas chegaram a conclusão que as diferenças entre os povos são superficiais e que a humanidade tem mais características em comum do que diferentes, a própria humanidade continua a ver os outros de acordo com características que são percebidas externamente.
De fato , os seres humanos são aparentemente diferentes;o problema surge quando os sintomas da doença torna-se evidentes:a intolerância,a separação e o ódio.De uma forma positiva,alguém pode aceitar as diferenças dos povos em toda a face da terra e maravilhar-se com a singularidade dos indivíduos que vivem em uma parte diferente do mundo ou na sua vizinhança.O preconceito racial perverte essa singularidade das raças e enxerga essas diferenças como algo que separa os indivíduos uns dos outros,com um grupo sendo inferior ao outro.
Na medida em que o preconceito se manifesta em que as pessoas são prejulgadas com base nas características superficiais, devemos honestamente concluir que todas as pessoas sofrem deste mal em vários níveis. quando não conhecemos um individuo bem, começamos a caracterizá-lo consciente ou inconscientemente com base no que vemos.
Sabemos que o ser humano é processo e produto das relações sociais,e que se identifica como protagonista dos processos humanos os quais transformam os modos de pensar,agir,sentir e ser.Cabe á escola o papel de criar alternativas metodológicas para assegurar as crianças e jovens a ampliação de seus