Preconceito
A DESVALORIZAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
TARGINO, Leyly Osvania de Melo¹
Todos os dias pessoas se deparam com situações preconceituosas sejam elas, na vida pessoal ou na vida profissional.
Uma das principais vitima desse preconceito são as mulheres, que desde muito cedo sofre com a desvalorização causada pela cultura de submissão que a sociedade impôs a ela. Desde os primeiros anos a diferença de comportamento entre meninos e meninas já é bastante evidente. Pode-se dizer que esta característica é bastante clara durante toda á vida.
As desigualdades vividas no cotidiano da sociedade no que se refere às relações de gênero, não se definiram a partir do econômico, mas, especialmente a partir do cultural e do social, formando daí as “representações sociais” sobre as funções da mulher e do homem dentro dos variados espaços de convivência, ou seja: Na família, na escola, na igreja, na pratica desportiva, nos movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade. (TEIXEIRA, s/p, 2005)
Com o acontecimento das I e II guerras mundiais e da industrialização, a mulher conquistou seu lugar no mercado de trabalho. Foram varias conquistas até chegar à independência profissional.
A esse respeito, Julliana Gabrielle afirma que
[...] As guerras, a consolidação do capitalismo e a incansável luta feminista durante séculos foram fatores determinantes para a sua evolução no mercado de trabalho e na sociedade em geral. As conquistas são imensas, vão desde a permissão para o uso de calças compridas, ao direito não só de votar como de ser eleita para um governo. (s/p, 2008)
Mas apesar de tantas conquistas a situação da mulher ainda é ruim. O trabalho feminino é bastante explorado, pois elas são colocadas em cargos de baixo nível e recebem um salário inferior ao do homem.
[...] A inserção da mulher no mundo do