Preconceito
Profª: Luciane Teixeira Monteiro
Público Alvo: Alunos da Escola Municipal Marechal Rondon, da Pré-escola.
OBJETIVOS: Oportunizar aos alunos o contato com clássicos da literatura infantil, oferecendo ferramentas que possam agir na construção do hábito de ler;
Oferecer subsídios para que os alunos possam ativar estratégias de leitura, através da predição, despertando o desejo de ler o livro:
Gerar mais interesse pelos estudos, tendo como vertente a atividade leitora, o aprender com prazer, através de algumas atividades lúdicas, como rodas de leitura, reconstrução das historias, desenhos dos personagens e outros itens pertinentes às historias.
JUSTIFICATIVA: Trabalhar a literatura é imprescindível. Mas esse trabalho deve ser feito de maneira a atrair o aluno para o mundo literário, e para isso precisamos utilizar todas as “nossas armas”, ou seja, todo tipo de dispositivo que tivermos ao nosso alcance, livros, filmes, revistas em quadrinhos, DVDs, Cds, Musicas, etc. Como se ver não basta livros nas estantes e materiais na escola, é preciso fazê-los circular, fazer os alunos usá-los. O professor como profissional de maior proximidade com os alunos e com os pais dos alunos, tem o papel fundamental de mediador.
METODOLOGIA: Procuramos trazer para cada atividade desenvolvida, a ludicidade, e a possibilidade da descoberta do prazer, dando forma e sentido ao trabalho com a leitura e brincadeiras, direcionadas para a infância e imaginação do aluno. Revelando uma verdade que a escola aparentemente parece ter esquecido, a criança gosta mesmo é de brincar, assim sendo podemos transformar a leitura numa gostosa brincadeira, diferenciando-se daquilo que geralmente se faz na escola, para que o aluno perceba que está diante de algo especial. Utilizando rodas de leitura, desenhos, reconstrução de contos e historias, e outras brincadeiras.
RECURSOS: Coletâneas de livros e contos infantis, livros avulsos.
ATIVIDADES: