preconceito libguistico
263 palavras
2 páginas
Faculdade Anhaguera de AnápolisPreconceito Linguístico
Anápolis, 10 de setembro de 2014
Os preconceitos Brasil a fora
Aqui Brasil vemos inúmeros tipos de preconceito, entre eles, o preconceito linguistico – o mais sutil de todos - , mas, não menos humilhante.
Notamos que alguém sempre ridiculariza o outro por não dominar a norma padrão da língua, mas nem por isso seu direito de se comunicar criticado.
É preciso respeitar nosso semelhante com todas as suas diferenças, principalmente seu modo de falar, pois ele não está falando errado e sim, usando uma variação dialetal. Porém, não podemos minimizar a importância do ensino da norma padrão, é preciso distinguir e usufruir tanto da norma padrão quanto das suas variações dialetais pois, não aprendemos a língua somente nas salas de aula, aprendemos também com aqueles indivíduos que não tiveram acesso à escola e que, muitas vezes nos ensinam tanto com seu modo simples de falar, que nos serve de aprendizado dia após dia, para o enriquecimento da nossa língua materna, tão rica, tão cheia de variantes e por esse motivo, tão bela.
Bibliografia
SCHERRE, Marta. Preconceito linguístico deveria ser crime. IN: Revista Galileu. Seção Novas Ideias / Língua. S/d. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110515-17774,00-O+PRECONCEITO+LINGUISTICO+DEVERIA+SER+CRIME.html.
RODRIGUES, Fábio Della Paschoa. PRECONCEITO LINGUÍSTICO E NÃO-LINGUÍSTICO NA ESCOLA/LIVRO DIDÁTICO. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/p00003.htm. Acesso em: 24 set. 2013, pp. 3-4.