preciptação curvas de titulação
a)Natureza do titulante: A titulometria de precipitação, que é baseada nas reações que produzem os compostos iônicos de solubilidade limitada. Uma curva de titulação para esse método normalmente consiste em um gráfico de pAg contra o volume de nitrato de prata adicionado, ou um gráfico de pAg contra o volume de NaCl adicionado . Lembrando que para se construir curvas de titulação,são requeridos três tipos de cálculos,cada um dos quais corresponde a um estágio distinto da reação: (1) pré-equivalência, (2) na equivalência e (3) pós-equi- valência.
b)Concentração dos reagentes : As variações de pAg nas imediações do P.E. são mais bruscas quanto mais concentradas forem as soluções reagentes, pois as reações de precipitação são mais completas. O efeito da concentração do reagente e do analito pode se visto pelas curvas de titulação da figura abaixo. Com AgNO3 0,1 mol L–1(curva A),a alteração em pAg na região do ponto de equivalência é grande. Com o reagente 0,01 mol L–1(curva B),a alteração é notavelmente menor, mas ainda pronunciada. Assim um indicador de Ag+ que produza um sinal na faixa de pAg entre 4,0 e 6,0 deve resultar em um erro mínimo para a solução mais concentrada. Para as soluções de cloreto mais diluídas,a variação em pAg na região do ponto de equivalência pode ser muito pequena para ser detectada precisamente por um indicador visual.
c) O Valor do Kps : Quanto mais insolúvel o precipitado formado na titulação, mais pronuncia-da será a variação de pAg em torno do P.E., em virtude da reação de precipitação ser mais completa. Pode ser observado que à medida que a solubilidade aumenta, as variações de pAg nas proximidades do P.E. são muito menos acentuadas. Isso significa que quanto menor a solubilidade do precipitado mais favorável é a titulação por precipitação.
d) pH : Pode afetar a curva de titulação devido ao fato, que pode interferir na