Precipitação química
1. Objetivos
Misturar as soluções e observar se terá alguma precipitação.
2. Materiais e Reagentes
Materiais
Reagentes
6 tubos de ensaio
Solução de Nitrato de Prata
Stand para tubo de ensaio
Solução de Nitrato de Chumbo
Pipeta
Solução de Cloreto Férrico
Pêra
Solução de Cloreto de Sódio
Solução de Iodeto de Potássio
Solução de Ferrocianeto de Potássio
3. Procedimento Experimental
• Pegamos um tubo de ensaio e colocamos 3ml de Nitrato de Prata, depois 3 ml de Cloreto de Sódio em outro tubo. Misturamos as soluções e a cor do experimento ficou branca.
• Pegamos um tubo de ensaio e colocamos 3ml de Nitrato de Chumbo, depois 3ml de Iodeto de Potássio em outro tubo. Misturamos as soluções e a cor do experimento ficou um amarelo bem forte. Mas, aconteceu a precipitação, fazendo com que a solução apresenta-se duas fases. Após um tempo podemos perceber um aspecto “sólido”.
• Pegamos um tubo de ensaio e colocamos 3ml de Cloreto Férrico, depois 3ml de Ferrocianeto de Potássio em outro tubo. Misturamos as soluções e a cor do experimento ficou um verde bem forte.
4. Resultados e Discussão
A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi super saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.
Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma