Precificação
Nesta aula, o objetivo será apresentar a base da metodologia de precificação, suas forças e os sentidos em que essas forças atuam no mercado e apresentar uma política de precificação que norteie a formação de preços.
Uma boa parte do nosso tempo foi dedicada às compras. Comprar é uma necessidade em nosso meio social e executamos essa ação analisando uma série de fatores e tomando decisões. Esta é uma ação que desempenhamos sempre e com alguma desenvoltura, porém teremos que sair de nossa zona de conforto e passarmos para o outro lado da mesa, pensando em como precificar um produto que dê lucro, atenda as necessidades e expectativas dos consumidores e seja competitivo no mercado.
O preço é uma variável mercadológica carregada de decisões estratégicas e vai muito além do valor expresso em reais da mercadoria comprada. Ele carrega outros atributos que devem ser pensados de forma unificada com a estratégia global da empresa e, para entendermos como isso acontece, teremosforças da formação de preços
As forças que influenciam a formação de preços devem ser entendidas para cada tipo de negócio. Dependendo do tipo e dinâmica de cada mercado, uma das forças será predominante. Em caso de mercados extremamente competitivos e com muitos concorrentes, a formação
Análise de Custos e Formação de Preços O Processo de Precificação de preço baseado no concorrente será a melhor forma de precificar. Em mercados em que se estabelece o oligopólio, a formação do preço baseado no custo é predominante. Nesses exemplos, existe a indicação da força predominante, mas todas as outras forças devem e são utilizadas no momento de precificar.
1.1 O preço baseado no custo
Neste tipo de formação de preços, o primordial é a utilização dos custos variáveis e fixos. Neste momento, podemos analisar a questão do ponto de vista mercadológico. Nesta regra de fixação de preços, temos:
Produto —> Custo —> Preço —> Valor —> Consumidores
Será essa