Precificação para uma empresa de festas infantis
1 INTRODUÇÃO
Geralmente a definição de preços é um componente crítico de toda organização porque determina o faturamento e espelha a percepção que o cliente/consumidor tem dos produtos ou serviços da empresa.
Segundo Gourville e Soman (2003), ao determinar o preço e a forma de pagamento, uma empresa pode influenciar a utilização de seus produtos ou serviços e isso talvez represente um impacto duradouro sobre o seu relacionamento com os clientes.
De maneira simples, preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga para adquirir um produto e que a empresa recebe em troca da venda desse produto.
Determinar o preço de venda torna-se tarefa importante e constitui-se uma das peças fundamentais do planejamento empresarial, pois proporcionará rentabilidade, competitividade, crescimento e retorno do capital investido.
O preço é fator importante na decisão de compra, pois, em mercados competitivos, o cliente considera seu desembolso financeiro altamente relevante.
Mas não só preço é importante. Na compra de um produto, o cliente leva em consideração a qualidade, a disponibilidade, a assistência técnica, a entrega e é influenciado por anúncios feitos por lojistas e fabricantes.
Isso quer dizer que o preço deve ser compatível com as exigências do mercado, bem como o lucro que a empresa deseja obter e com a garantia da sobrevivência do negócio.
Sendo assim, saber formular o preço de forma correta certamente vai aumentar em muito a competitividade de sua empresa, mas não se pode levar apenas ele em consideração, é fundamental que você acompanhe o que está ocorrendo no mercado.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Las Casas (2002), a formação do preço de serviços é uma variável controlável decisiva para a estratégia da empresa. Assim como em um produto, também em serviços os preços são determinados para cobrir custos operacionais e também proporcionar lucro, além de afetar as expectativas dos clientes.
Para Assef