Pre sal
AULA 1
[pic]
O PLANO CARTESIANO
Quando é necessário localizar pontos sobre um plano, que pode ser um mapa ou um gráfico, não basta uma reta numérica.
São necessárias duas retas numéricas, uma horizontal e outra vertical. Colocando essas retas de maneira que tenham a mesma origem e formem um ângulo reto, temos um plano cartesiano, ou seja, um plano no qual se desenhou um par de eixos perpendiculares.
[pic]
Cada ponto do plano pode ser localizado por um par de números (x;y) que são suas coordenadas. O ponto onde os dois eixos se cruzam é denominado origem e a ele estão associadas às coordenadas (0;0).
➢ As coordenadas (1;2) do ponto A mostram que, para encontrá-lo, precisamos nos deslocar uma unidade para a direita e duas unidades para cima.
➢ Para os outros três pontos tem os:
➢ ponto B(4;–1): 4 unidades para a direita e 1 unidade para baixo;
➢ ponto C(–2;–2): 2 unidades para a esquerda e 2 unidades para baixo;
➢ ponto D(–3;1): 3 unidades para a esquerda e 1 unidade para cima.
[pic]
Da mesma forma, o eixo horizontal é conhecido como eixo das abscissas, e o vertical, como eixo das ordenadas. Os eixos também são chamados de eixo dos x (horizontal) e eixo dos y (vertical). O sistema de coordenadas cartesianas divide o plano em quatro regiões denominadas quadrantes. Para se referir a estas regiões, é costume numerar os quadrantes no sentido anti-horário, como mostra a figura abaixo:
[pic]
[pic]
Por exemplo: Para ir da cidade A até a cidade B, existem 6 tipos de embarcações; para ir da cidade B até a cidade C, existem 7 ônibus. Para ir da cidade A à cidade C, é necessário pegar uma embarcação e um ônibus. De quantas maneiras diferentes uma pessoa pode ir da cidade A para a cidade C?
[pic]
FUNÇÃO
Vamos pensar mais um pouco:
• Temos a seguir uma tabela de um restaurante que vende comida a quilo:
• Assim, o valor a