Pre-relatório de quimica
Os compostos químicos são combinações de átomos unidos por ligações químicas. Algumas propriedades físicas tais como solubilidade e condutividade são indicativas do tipo de ligação de um composto.
Os objetivos da aula pratica engloba a distinção de substâncias iônicas e substâncias covalentes mediante as propriedades de solubilidade e condutividade e observar no laboratório os assuntos tomados em sala de aula.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As ligações químicas são subdivididas em ligação metálica, ligação iônica e ligação covalente onde a união é estabelecidas entre átomos para formar moléculas ou aglomerados atômicos organizados.
A ligação metálica é aquela que resulta dos elétrons livres que ficam entre os cátions dos metais (modelo do gás eletrônico ou do mar e elétrons). Os metais são constituídos pelos seus cátions mergulhados num mar de elétrons.
A ligação covalente é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantém a molécula resultante unida.
Ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas.
3. MATERIAIS
3.1 Microscópio
O microscópio (figura 1) é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma serie de lentes, capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes, impossível de visualizar a olho nu.
Figura 1 – microscópio óptico. Antes de pegar na caixa do microscópio (figura 1) verifica-se sempre se está fechada. Deve-se transportar o microscópio com ambas as mãos apoiando, uma sob a base e outra segurando o braço. O microscópio deve ser colocado na mesa, suficientemente afastado do bordo desta. Sobre a mesa deve apenas permanecer o material estritamente necessário.
Os microscópios ópticos são constituídos por uma componente mecânica de suporte e de controle da componente óptica que amplia as imagens.