Pre Projeto
“Cons. Algacyr Munhoz Maéder”
PRÉ-PROJETO – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
“MUROS DE CONTENÇÃO DO TIPO TERRA ARMADA”
ORIENTADOR: PROFA. M.SC. BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO
DISCENTES: MATHEUS MATIAS DE CARVALHO SOUZA, FELIPE BOCCHI COSTA SALA
Presidente Prudente – SP
Agosto de 2015
1 Introdução e Justificativa
O uso de estruturas em solo reforçado é uma tecnologia de grande importância para projetos de contenção. Em todas as obras de Engenharia Civil o estudo do solo em questão para tais fins é de extrema importância e, com a terra armada não é diferente.
A terra armada e uma técnica de reforço de solos, que se apresenta como uma alternativa econômica, resistente e se encontra em expansão no mundo todo. Essas estruturas de contenção flexível, que associam aterro selecionado e compactado, elementos lineares de reforço que serão submetidos à tração e elementos modulares pré-fabricados de revestimento, têm alta capacidade de suportar carregamentos e são ideias para muros de grande altura.
O princípio terra armada nada mais é que a interação entre o aterro selecionado e os reforços – armadura de alta aderência que produz um maciço integrado, no qual as armaduras resistem aos esforços internos de tração desenvolvidos no seu interior, passando a se comportar de uma maneira em que suporte o seu peso próprio e as cargas externas para as quais foram projetadas.
É necessária a consideração de uma análise prévia da geotecnia do solo em questão a fim de conhecer as forças atuantes sobre ele, provenientes da estrutura do solo: coesão; peso do solo; nível da água subterrânea; dentre outros.
Como qualquer outro meio de contenção do solo, falaremos sobre a Terra Armada à fim de mostrar o quão importante é o uso da mesma e toda a sua funcionalidade em obras de Engenharia Civil. Assim como, estudaremos toda a sua montagem e procedimentos de execução (ensaios em laboratório, obras e cálculos).