pre projeto
1. INTRODUÇÃO
Na atualidade retomar os estudos é uma necessidade, visto que o mercado de trabalho busca cada dia mais por qualificação. Com isso, muitos indivíduos considerados “terceira idade” que devido a problemas financeiros e outros abandonaram seus estudos no período avaliado como adequado para sua idade/série retomam seus estudos exigindo do educador uma nova percepção educativa vista a realidade social, psicológica e biológica desse publico.
A EJA foi criada com a finalidade de reverter à situação de milhares de jovens e adultos que não conseguiram ou tiveram acesso à educação básica no período regular ou em tempo adequado. Conforme se constata no Capítulo II, Seção V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, que, assim, regulamenta:
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. § 1° Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. § 2° O poder público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si (BRASIL. 1996, p.13). De acordo com o Art.37, todos os princípios que envolvem a EJA já estão localizados na legislação educativa; todavia, a reiteração através de leis acaba ás vezes tornando-se iníqua quando não são acompanhados pela mudança de mentalidade dos cidadãos, com prejuízo em sua efetivação. A presente pesquisa tem como enfoque principal EJA – Educação para Jovens e Adultos na terceira idade e os desafios encontrados pelos idosos para se alfabetizarem, analisando o conjunto de métodos e práticas