pre projeto
O Planejamento financeiro é um dos mais comuns e o mais usado em nossas vidas, afinal quem nunca pegou um papel e uma caneta para verificar e ou distribuir as rendas mensais sem ter prejuízo e no caso de saldos negativos passamos para os cortes daquilo que não é necessário e pesquisado os preços dos essenciais. O Planejamento Tributário nada mais é que a visão do planejamento financeiro só que voltado para uma pessoa jurídica. Onde uma entidade comercial, industrial ou prestador de serviço coloca na ponta do lápis todas as despesas e uma delas são os gastos com os impostos. Segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributos os impostos consomem cerca de 36% do faturamento das empresas. Portanto este estudo vem para mostrar que o Planejamento Tributário é uma ferramenta de analise onde podemos comparar os resultados dos tipos de enquadramento empresarial e apontar a melhor opção com os menores gastos com impostos.
1.1 JUSTIFICATIVA Por trabalhar no setor fiscal de uma empresa prestadora de serviços contábeis, fiscais e de recursos humanos, sempre estou envolvida com algumas reuniões ou com conversas sobre diversos temas e áreas. E foi de uma conversa entre a chefe do setor fiscal com um dos diretores de uma empresa sobre gastos excessivos com impostos. Dai surgiu o interesse por esse tema.
A escolha deste tema veio também da possibilidade de abrir um novo ramo dentro da escrita fiscal onde podemos mostrar para nossos clientes qual é a melhor opção para enquadrar suas empresas.
1.2 PROPLEMA
O Planejamento Tributário pode diminuir os gastos de uma empresa?
1.3 HIPÓTESE
O planejamento tributário é capaz de auxiliar uma empresa na escolha do enquadramento do próximo exercício.
O uso do planejamento tributário mostrará os gastos excessivos de uma empresa.
O planejamento tributário afirmará que seus gastos com impostos estão corretos e sem excessos de valores.
1.4