pre-projeto
O CONSUMIDOR DE AGROALIMENTOS ORGÂNICOS NO BRASIL.
Pré-projeto apresentado à Comissão de Seleção do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares como requisito básico para candidatura à vaga para turma de 2014.
Outubro/2013
Castanhal – PA
1) TÍTULO:
O consumidor de agroalimentos orgânicos no Brasil.
2) JUSTIFICATIVA:
A alimentação sempre foi um tema importante para humanidade, inicialmente por uma questão de sobrevivência, mas hoje, com o novo perfil do consumidor, preocupado com o meio em que vive e com a qualidade de vida, este tema ganhou uma visão bem mais ampla.
Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as grandes indústrias que produzem em larga escala têm um espaço cada vez maior, o grau de exigência do consumidor vêm despertando uma questão alimentar além da questão financeira, neste contexto, os agroalimentos orgânicos ganham espaço e visibilidade na perspectiva do consumidor consciente, sendo relevante a análise do diferencial desse tipo de alimento e qual valor agregado atribuído ao mesmo, para tanto, faz-se necessário uma estudo sobre quem é o consumidor e quais suas peculiaridades para só então poder satisfazer de forma empreendedora este nicho mercadológico.
3) CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA:
O foco deste pré-projeto é consumidor de agroalimentos orgânicos, a ser analisado o comportamento deste consumidor, que até algum tempo não estava tão preocupado com o quesito qualidade de vida e sustentabilidade. Compreender a questão histórica em que houve uma mudança de prioridades.
A consciência alimentar das pessoas vem se modificando paulatinamente, fazendo com que considerável número de indivíduos requeira alimentos livres de agrotóxicos e preocupando-se com os impactos ambientais. Os alimentos cultivados com inseticidas e hormônios vêm cedendo lugar ao consumo de alimentos naturais e, por conseguinte, agregando mais valor ao