10258461490

4088 palavras 17 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
2.2 ORÇAMENTO GERAL 4
2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 4
2.4 VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 4
2.5 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 4
2.5.1 Isenção e imunidade tributária 4
2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 4
2.6.1 Balanço Patrimonial 4
2.6.2 DRE 4
2.6.3 DFC 4
2.7 ORÇADO X REALIZADO 4
2.7.1 Comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12 1 INTRODUÇÃO
Mostramos através deste trabalho que a sobrevivência de uma empresa depende da utilização e aplicação do orçamento e da gestão empresarial.
Mostramos alguns fatores que influenciam na gestão empresarial e tratamos o orçamento empresarial como instrumento de planejamento e controle. Buscamos fazer uma introdução sobre gestão empresarial e planejamento estratégico, para abordar, de forma mais clara, o orçamento, abordando os conceitos, objetivos, vantagens e limitações do orçamento, enfatizando o orçamento empresarial. Mostrando ainda fatores que determinam a elaboração de um orçamento empresarial, com o intuito de que com o encerramento deste, possa ficar visível a necessidade de um processo orçamentário pra a gestão empresarial. O orçamento não pode ser eliminado do sistema de gestão das mesmas. A necessidade de conhecimento sobre o processo orçamentário para gestão empresarial foi motivação para realização deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO
A prática do orçamento é tão antiga quanto os homens. Na era pré-histórica, os homens das cavernas em épocas de inverno, previam a necessidade de comida para passar o período, desta forma, desenvolveram práticas antigas de orçamento.
Os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evita-los. Assim, em vez de enfrentarem problemas futuros, podem direcionar suas energias na

Relacionados