pre projeto
A cidade de Salvador, na Bahia é considerada a cidade mais negra do Brasil, onde existe a maior comunidade de afrodescendentes do mundo, fora da África. Tradições africanas são mantidas, fazendo parte da cultura da cidade.
A origem africana em Salvador começou desde o início da sua descoberta, no ano de 1051. Os portugueses foram os responsáveis por trazerem à escravatura e os escravos africanos a Bahia. Desta forma percebe-se um dos principais motivos das raízes africanas existentes na cidade de Salvador.
2 LINHA DE PESQUISA
Estudo sobre as raízes africanas presentes na cidade de Salvador.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
As manifestações africanas em Salvador refletem, de fato, a cultura da África?
4 HIPÓTESES
As manifestações ocorrentes em Salvador são sim de origem africana, porém a forma do manifesto é diferente, por se tratar de países distintos.
A Bahia é um estado muito miscigenado, mas a maioria da população é de afrodescendentes, no entanto as manifestações ocorrentes não são 100 % idênticas à cultura africana pelo fato de que há uma “mistura” de culturas.
5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
O estudo possui o objetivo de analisar as raízes africanas presente em Salvador e identificar se as manifestações ocorrentes na cidade reflete de fato, a mesma cultura da África.
5.2 Objetivos específicos
- Realizar uma comparação entre a cultura de Salvador e a cultura africana, verificando se realmente existe uma originalidade nas manifestações ocorrentes nas ruas de Salvador.
- Observar em diversos pontos da cidade, onde que a cultura africana é detectada e qual sua intensidade e sua importância para os habitantes.
6 JUSTIFICATIVA
Salvador é a cidade em que as raízes africanas estão presentes da forma mais intensa e perceptível, a partir dessa observação, percebe-se o quanto que a África faz parte da cultura baiana e sua importância nas vidas dos seus conterrâneos.
O estudo propõe identificar se, de fato, existe em Salvador a