Pre projeto
Santana
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EDUCATIVA ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Prática e vivência como requisito avaliativo do Curso Licenciatura Plena em Biologia da Universidade Vale do Acaraú, sob a orientação da Professora
Santana
2011.
1 TEMA
A inclusão dos alunos com deficiência educativa especial no ensino fundamental.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Um estudo sobre a inclusão dos alunos com deficiência educativa especial: o caso da Escola Estadual Rodoval Borges Silva.
3 PROBLEMÁTICA
A Escola Estadual Rodoval Borges Silva, do município de Santana está preparada para incluir os alunos com deficiência educativa especial?
4 HIPÓTESE
• Por ser a Inclusão um processo que requer um envolvimento na sua totalidade, há a necessidade de que, em primeiro lugar, a escola deverá possuir um quadro de profissionais especializados em educação especial e de que maneira, no que diz respeito à metodologia de ensino, estes irão desenvolver as atividades como parte do ensino-aprendizagem.
5 JUSTIFICATIVA
A Educação Especial é um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades educativas especiais e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores de ensino. Sob este enfoque, a Educação Especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade que é a de formar cidadãos conscientes e participativos. Um dos grandes problemas presentes nas instituições de ensino é a Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais. Apesar de ser um direito conquistado constitucionalmente