Avaliação em larga escala
As avaliações nacionais em larga escala são sistemas de informações e servem para um conjunto enorme de processos avaliativos, com diferentes objetivos, formas, propostas e são voltados ao desenvolvimento de programas de avaliação integrados visando fornecer informações importantes para o planejamento de ações em todos os níveis do sistema de ensino, para que, através da mensuração dos resultados, esses possam apontar "as prioridades educacionais tanto para professores, especialistas e diretores quanto para os gestores do sistema, sendo fundamental na definição de ações para uma educação eficaz", ou seja, possibilita uma percepção mais ampla da realidade e contribui para diagnosticar a situação da educação brasileira, visando sua melhoria quantitativa e qualitativa.
Os objetivos da avaliação em larga escala do sistema escolar, são os de informar o que populações e sub-populações de alunos em diferentes séries sabem e são capazes de fazer, em um determinado momento, e acompanhar sua evolução ao longo dos anos. Também é utilizado para fornecer diagnóstico e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais. Ela deve ser concebida também para prover um contínuo monitoramento do sistema educacional com vistas a detectar os efeitos positivos ou negativos de políticas adotadas. Não é seu objetivo fornecer informações sobre alunos ou escolas individuais. Um sistema de avaliação deve obter e organizar informações periódicas e comparáveis sobre os diferentes aspectos do sistema educacional.
ALGUNS EXEMPLOS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
SAEB: (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) foi a primeira iniciativa brasileira no sentido de conhecer a fundo os problemas e deficiências do sistema educacional, para orientar com maior precisão as políticas governamentais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.
PROVA BRASIL: É obrigatória para todos os estudantes de 5º e 9º anos das escolas