pre projeto mp
Desenvolvimento de Uma Plataforma Para Estudos da Inclusão Social em Áreas Remotas por Meio da Radiodifusão Digital na Faixa de Ondas Curtas.
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.
Orientadora: Esp. Amanda Abreu Menezes
Co-Orientador: Dr. Flávio Ferreira Lima
Brasília - DF
2013
Resumo do Projeto
Com a digitalização da radiodifusão sonora, será possível enviar aos usuários além do áudio de melhor qualidade dados com programação multimídia. No entanto, a infraestrutura necessária para montagem de uma emissora em ondas curtas é muito dispendioso, dificultando assim aos pesquisadores o desenvolvimento de novas metodologias de inclusão social, por meio dessa nova tecnologia. Portanto, este projeto tem por objetivo desenvolver uma plataforma de baixo custo para estudos da inclusão social em áreas remotas por meio da radiodifusão digital na faixa de ondas curtas. Para tal, um transmissor digital de baixa potência, utilizando o Spark DRM-Modulator e uma USRP –“Universal Software Radio Peripheral”, será implementado e um receptor comercial será utilizado para recepção de áudio e dos conteúdos multimídia. Assim, com a utilização dessa plataforma será possível propor diversos outros projetos na área de inclusão social, principalmente, relacionado com a educação à distância.
Palavras-chave - Inclusão Social, Radiodifusão Digital, Ondas Curtas, Educação a Distância, USRP.
1 Introdução
Há décadas, emissoras de rádio têm entretido informado e influenciado o dia-a-dia do brasileiro. Após todos esses anos, surge a oportunidade de as emissoras de radiodifusão sonora atuais se digitalizarem por completo e proverem mais serviços, com maior qualidade, a seus usuários.
Alguns sistemas de Radiodifusão Sonora Digital foram