pre projeto (justificativa)
1- JUSTIFICATIVA
O tema justifica-se pela proposta de investigar o trabalho profissional do assistente social no universo empresarial, na tentativa de compreender a sua importância e contribuição na gestão de Recursos Humanos. Portanto, buscaremos desenvolver uma análise critica da pratica profissional dos assistentes sociais neste campo. Com o intuitito de desvendar as dificuldades, limites e desafios colocados ao Serviço Social nas organizações empresariais.
Tendo em vista que a atuação dos assistentes sociais nas organizações empresariais situam-se hierarquicamente na área de Recursos Humanos, torna-se fundamental refletir sobre as políticas que direcionam a gestão desse setor. O Serviço Social vem assumindo papel de assessor nas questões relacionadas à administração de pessoal, à integração dos trabalhadores aos novos requisitos da produção, à modernização das relações de trabalho, ao tratamento das questões sociais/interpessoais que afetam o cotidiano dos trabalhadores. Em alguns setores, esses profissionais vêm se tornando gerentes da área de Administração de Recursos Humanos.
Esperamos, portanto,apresentar com êxito ao fim dessa pesquisa esclarecimentos que possam contribuir para o entendimento de como os profissionais se articulam para imprimir o direcionamento ético - político hegemônico do Serviço Social nessa área; se eles tem consciência de que essa profissão tem suas bases no antagonismo de classes (capital x trabalho), que são contratados pelos capitalistas, porém, seu compromisso é com a defesa dos direitos e com lutas das classes trabalhadoras; se eles buscam estar sempre se atualizando para que possam ter um arcabouço teórico metodológico que condiz com a realidade da classe trabalhadora no campo em questão, formulando e implementando propostas para seu entendimento por meio de políticas empresariais para o exercício técnico operativos, com vistas á apreensão critica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade;