Pre natal
SEUS BENEFICIOS E O
ACOMPANHAMENTO DA GESTANTE
PRÉ NATAL – CUIDANDO DA GESTANTE.
O pré-natal tem como objetivo realizar consultas médicas para o acompanhamento do crescimento do bebê e também zelar pela saúde da mãe, realizando exames laboratoriais a fim de diagnosticar qualquer eventual doença que possa surgir com o desenvolvimento da gravidez.
PALAVRAS CHAVE: Enfermeiro, Gestante, pré-natal.
INTRODUÇÃO
A gravidez é um evento social que envolve vários atores. É um momento especial na vida da mulher, de seu parceiro e da família. A gestação constitui uma experiência humana das mais belas, e se bem acompanhada, torna-se a realização de um sonho para maioria das mulheres. Se o processo de gestar e parir fosse um filme, os atores principais seriam a mulher e o feto/recém-nascido, pois o enfoque deve ser o cliente receptor do cuidado.
Os profissionais e saúde, assim como a equipe de enfermagem, são coadjuvantes. Contudo, desempenhar esse papel não é fácil, porque se deve reconhecer a individualidade e humanizar o atendimento à mulher, ao recém-nascido e à sua família.
A gravidez é um período de mudanças físicas e emocionais, que cada mulher vivencia de maneira distinta. Quando a mulher procura um serviço e ginecologia com queixas de ausência e menstruação, náusea, congestão mamária, geralmente se desconfia que ela possa estar grávida.
É essencial, portanto, a anamnese completa e o exame físico da mulher ao iniciar o acompanhamento gestacional. As modificações são marcantes nesse período para a gestante, e destacam-se: aumento do volume abdominal, constipação intestinal, intumescimento mamário, aumento da freqüência urinária.
OS PIMEIROS CUIDADOS O pré-natal é um conjunto de medidas preventivas e curativas que tem por objetivo proporcionar à gestante e sua família condições de bem estar físico, psíquico e social, alem de acompanhamento materno-fetal.
Cabe ao profissional de saúde que atua na área obstétrica estar