Pre laborat rio
2.1. Qual o pKa do ácido bórico? Justifique a partir da estrutura do ácido e reação com água.
O pka do ácido bórico é de 9,24, o ácido bórico, H3BO3, é solúvel em água e se comporta como um ácido monobásico fraco. Ele não doa prótons para o solvente como a maioria dos ácidos, mas aceita íons OH-. Sendo representado mais corretamente como B(OH)3.
H3BO3(S) + H2O(l) → B(OH)4- (aq) + H+(aq)
2.2. Cite um possível procedimento que possibilite aumentar o caráter ácido do ácido bórico em água.
Para que se observe um aumento da acidez, é necessário que o composto adicionado seja um cis-diol.Os cis-dióis formam complexos mais estáveis com o B(OH)4-, removendo-o da solução. A reação é reversível, assim a efetiva remoção de um dos produtos da reação desloca completamente o equilíbrio para a direita, de modo que todo reagente é transformado em produto. Por isso há um aumento da acidez.
2.3. O que é um composto anfótero? Dê exemplos de compostos do grupo 13 que apresentem essa propriedade.
De acordo com a Teoria ácido-base de Bronsted-Lowry, anfótero é a substância que se pode comportar como um ácido ou como uma base dependendo do outro reagente presente. Se estiver na presença de ácido, comportar-se-á como uma base; se estiver na presença de uma base, comportar-se-á como um ácido.
O Al(OH)3 é anfótero. Ele reage principalmente como uma base, isto é, reage com ácidos para formar sais que contém o íon Al(H2O)63+. O Ga2O3 e o Ga(OH)3 são anfóteros como os correspondentes compostos de Al.