Praça Benedito Calixto
(PUC-SP: COS Mestrando/CPS)
Feira de Artes, Lazer e Cultura da Praça Benedito Calixto – Para quem e Por quê
Introdução
A Feira de Artes, Lazer e Cultura da Praça Benedito Calixto é realizada todos os sábados na Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Possui um público de 7.000 a 10.000 frequentadores atraídos por diversas atrações oficiais e espontâneas. Para cada um deles há uma motivação diferente que o leva a estar na Feira e tantas outras que os fazem frequentá-las constantemente. Como problemática desta pesquisa, adotaremos a investigação dos motivos pelos quais cada um dos tipos de público da Feira a frequentam, os regimes de visibilidade e de interação que regidos pelo espaço, pelos frequentadores e pela sua administração, com base no arcabouço teórico de A. J. Greimas, Eric Landowski e Ana Cláudia de Oliveira.
A Associação de Amigos da Praça Benedito Calixto
Em 1985, um grupo de moradores, insatisfeitos pelo estado de conservação da Praça Benedito Calixto, fundou uma feira que reuniria diversos artistas, artesãos e intelectuais, com o objetivo de promover a restauração e a conservação deste espaço. Em pouco tempo, a feira se tornaria símbolo de cultura e lazer para a comunidade de Pinheiros e Vila Madalena, possibilitando que em 18/04/1985 fosse fundada a Associação de Amigos da Praça Benedito Calixto, com sede na própria praça, ao número 86, apartamento 91. Pouco tempo depois, a Prefeitura de São Paulo cederia um imóvel que sedia até hoje a associação, na mesma praça, ao número 112.
A A.A.P.B.C. foi constituída como entidade civil e sem fins lucrativos, sem orientação partidária e religiosa, tendo como finalidade promover a proteção e preservação das condições ambientais, o patrimônio da comunidade e desenvolver atividades culturais, esportivas e de lazer.
Hoje, a associação é responsável pela segurança, ajardinamento, limpeza e conservação da praça, além de participar da Comissão