Praça ALIM
Marketing Empresarial
Caio Braga – Turma 06
FGV – MRH Fortaleza
1º tema:
Mercado
Ponto de confluência de interesses diversos e complementares, onde as trocas são realizadas de forma livre e para que isso (bem ou serviço) aconteça é necessário um produtor, mais de um comprador possibilitando assim que se exista disputa e negociação.
O mercado pode ser definido com base na existência de uma necessidade e que esta seja percebida pelo consumidor, crie pelo menos um produto a se fazer e que este possa ser comprado, caso contrário, não se existe mercado.
No microambiente nos deparamos com forças próprias que afetam na capacidade de atender bem os clientes que são empresas (transforma a matéria prima em produto industrializado), os fornecedores (entregam valor e bem, aos consumidores), intermediários (compõem o sistema de distribuição de serviços ou produtos da empresa), clientes (são os finais da empresa que podem ser atendidos por intermediário, como pela empresa), os concorrentes (podem ser da mesma linha ou não atendendo necessidades que podem ser substituídas) e para finalizar a cadeia, os públicos diversos (acionistas, governos e etc).
No enorme ambiente de negócios encontramos seis variáveis denominadas incontroláveis que são a demografia (mudança de estrutura etária da população, classes sociais), cultura (hábitos e tradições de um povo que se mudadas, podem descontrolar um estrutura de mercado já estabelecida), economia (o valor do dinheiro no ambiente), politica (podem ser incongruentes com os interesses das empresas afetando seu dinamismo e operação de crescimento), tecnologia (auxilia, caso seja detectada com prioridade por ser exclusividade) e natureza (condição de produção – ex. vinho).
Segmentação de mercado divide o mercado em grupo de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções, valores ou comportamentos de compra.
Realizando a segmentação, se consegue