Praxis em desenvolvimentos de software similares e diferenças
4 AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE PRAXIS E RUP
Dada a similaridade de nomenclatura de alguns elementos do Praxis com relação ao RUP e como este é mais conhecido nos meios acadêmicos e profissionais comparando–se com o Pra-xis, entendeu-se como conveniente a elaboração de uma análise comparativa mínima para estabelecer a existência de algum grau de similaridade entre ambos. Esta análise é descrita neste capítulo.
4.1 Uma breve apresentação do RUP
Segundo [Kruchten03] o RUP é simultaneamente um processo de engenharia de software, um produto de processo e uma estrutura de processo. Um processo de engenharia de software, pois fornece uma abordagem disciplinada para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, um produto de processo, pois é desenvolvido e manti-do pela Rational Software e integrado com seu conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e uma estrutura de processo, pois pode ser adaptada e estendida para compor as necessidades de uma organização que o esteja adotando. Seu objetivo é assegurar a produção de software de alta qualidade que satisfaça as necessidades de seus usuários finais dentro de prazos e orçamentos previsíveis.
4.2 Semelhanças e diferenças com relação ao Praxis
Tanto o Praxis quanto o RUP são processos de software, baseados na tecnologia orientada a objetos, no Processo Unificado e que utilizam a notação UML. Possuem objetivos diferentes, enquanto o RUP destina-se ao desenvolvimento de aplicações comerciais, o objetivo do Pra-xis é o desenvolvimento de projetos didáticos em disciplinas de engenharia de software de cursos de informática e em programas de capacitação profissional em processos de