PrAula02_20150831090014 1
735 palavras
3 páginas
Pré-Aula – Aula 02GESTÃO ESTRATÉGICA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
Olá caro leitor! Nesta etapa da Série Gestão Estratégica, iremos compreender a necessidade de verificar se a execução da gestão estratégica está saindo da forma planejada. Porém, não convém apenas avaliar, é necessário estar preparado para as mudanças – se necessárias – visando o bom desempenho e o alcance do objetivo organizacional. Afinal, “um bom plano que não admite modificação é um mau plano”. Vamos ao conceito! O Diagnóstico Estratégico proporciona ao gestor, informações básicas e pertinentes para verificação das vantagens do planejamento estratégico, através do tratamento adequado dos pontos fortes, fracos e neutros da organização; assim como as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Esta é a etapa do processo que tem o objetivo de mostrar qual a situação real da organização, de acordo com os aspectos internos e externos.
Podemos considerar que o Diagnóstico Estratégico nos fornece um embasamento teórico, com as informações relevantes para a tomada de decisão. É importante levarmos em consideração, o desempenho da organização nos últimos períodos, bem como as experiências, situação e, claro, o objetivo futuro. Pois, “Não é possível planejar o futuro apenas pelo passado”.
Dados, Conhecimento e Informação
Na era da Tecnologia da Informação e Comunicação, não é novidade para ninguém que a Informação seja um item extremamente importante e fundamental para o crescimento e sobrevivência da organização.
Os Dados “são descrições de objetivos ou eventos que, isoladamente, não provocam nenhuma reação no Gestor. Informações representam a comunicação que pode produzir reação ou decisão, frequentemente acompanhada de um efeito”. Mas não teriam importância alguma se não soubermos o que fazer com estes dados, “o Conhecimento é a informação mais valiosa […] porque alguém deu à informação um contexto, um significado, uma interpretação…”. Se faz necessário realizar o processamento dos