Pratique saude
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA DO SOCORRO ALVES DA SILVA
PROJETO DE INTERVENÇÃO: Pratique Saúde
COARI-AM
2011
MARIA DO SOCORRO ALVES DA SILVA
Campanha Municipal de Detecção Precoce de Hipertensão e Diabetes
Trabalho de curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de nota nas disciplinas, Oficina de formação, A Realidade Regional e o Serviço Social,Politicas Sociais Ill, e Cultura,Família e Sociedade.
Orientadores: Professores.: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kemkamp, Maria Lucimar Pereira, Sirlei Fortes de Jesus.
COARI-AM
2011
I – Identificação
Nome da Instituição: Unidade Básica de Saúde Luiz Carlos do Erval
Rua: D Bairro: União
Projeto: Pratique Saúde Elaboração do Projeto: Maria do Socorro Alves da Silva Período 03/11/2011 a 26/11/2011
Sumário da proposta:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal. Com o critério atual de diagnóstico de hipertensão arterial (PA 140/90 mmhg), a prevalência na população urbana adulta brasileira varia de 22,3% a 43,9%, dependendo da cidade onde o estudo foi conduzido.
O Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudavam como