Exemplos de trade-off
ANDIARA DA ROSA, JOÃO R. MILANEZI, JULIANO F. FERREIRA, PALOMMA PATRÍCIO.
III PERÍODO DE LOGÍSTICA
ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
PROF. ELTON J. BLANGESKI JR.
ITAJAI
2012
EXEMPLO 01 - VERTICALIZAR OU TERCEIRIZAR
O objetivo principal do presente trabalho é analisar as consequências práticas do trade-off da gestão logística, no que diz respeito a decisões de armazenagem e o processo decisório relacionado aos custos envolvidos nessa atividade. Gerando um framework que auxilie as decisões entre realizar investimentos em ativo imobilizado na forma de instalações de armazenagem e a terceirização dessa operação por operadores logísticos. A armazenagem possui um aspecto de elevada consideração no processo de negócios junto ao mercado, pois assimila uma parcela significativa dos custos logísticos na cadeia de suprimentos.
Serão mostrados os aspectos envolvidos no processo de decisão e as ações diretas e indiretas na qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, onde no primeiro caso temos a redução de transações de impostos, deslocamento e coordenação. No segundo, redução de investimentos em ativos, qualidade de serviços, e o direcionamento do foco na atividade central do negócio, maior flexibilidade operacional e maximização de retornos sobre os investimentos.
EXEMPLO 02 - CUSTO OU DIFERENCIAÇÃO
Quem não se lembra do caso recente da Gol quebrando paradigmas no mercado de aviação brasileiro? Mais um exemplo de trade-off. O que os clientes precisavam: Custo ou Diferenciação? Quando a Gol entrou no mercado percebeu que muitos potenciais clientes no Brasil não voavam devido aos preços elevados das viagens, com tantos serviços incluídos no pacote o preço não atendia a muitas pessoas. A Gol reprojetou o serviço para atender a essa classe e o resultado foi um sucesso. O que ocorreu depois foi o Efeito Gol onde todas as demais empresas do setor se remodelaram também. Elas perceberam que a importância do