Praticas
Processo Laboratorial Físico Químico de Separação de Misturas Heterogenia e Homogenia
Catalão
2013
Introdução
Se você observar o ambiente que o rodeia, notará coisas que pode pegar, como uma bola, lápis, caderno, alimentos, outras que pode ver, como a lua, as estrelas, e outras ainda que pode apenas sentir, como o vento, a brisa. Se você colocar algumas destas coisas em uma balança, perceberá que todas elas possuem uma quantidade de massa, medida em relação a um padrão pré-estabelecido.
Todas essas coisas que você observou, comparou e cuja quantidade você mediu, têm características comuns: ocupam lugar no espaço e têm massa é matéria.
Objetivo:
Observar algumas propriedades gerais e especificas da matéria.
Material e Reagentes:
Rolha Papel Filtro
Tubo de Ensaio Álcool Comum
Iodo Fita de Analise
Béquer Proveta
Água Pedra
Bico de Bunsem Isopor
Tripé de Ferro
Manta de Amianto
Resultado e Discussões
1° Prática.
Esta pratica não obtivemos resultado, pois a mesma foi feita de forma inadequada.
2° Prática - Sublimação.
Sublimação é a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso. Existem substâncias sólidas, como a naftalina o iodo que nas condições normais de temperatura e pressão, eles transformam em vapor sem passar pelo estado líquido este processo é conhecido como sublimação. Em pratica vimos como é feito e decorrente ao processo chegamos a seguintes conclusões: Após adicionamos 150 ml de água destilada em um béquer, logo em seguida em um tubo de ensaio foi adicionado iodo na forma solida e fechado com uma rolha, usamos um bico de bunsem e um tripé de ferro junto com uma tela de amianto para aquecemos a água a 100 C°, quando atingido a temperatura esperada adicionamos o tubo de ensaio e logo podemos observar que o iodo em exposição ao calor começou a sublimar, saindo de seu estado solido e indo para o estado gasoso.
3° Prática.
Apesar de não