Praticas Profissionais
Administração de conflitos
1 – Qual a importância da competência na área de administração de conflitos para o sucesso do gestor.
Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de evolução das espécies e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, politico e organizacional.
Um bom gestor sabe lidar com isso, sabe administra-los, pelo vídeo passado em sala de aula, o conflito não pode ser solucionado, mas pode ser administrado. Cabe a nós saber, como ameniza-lo.
Há diferentes causas de conflitos: Experiência de frustração de uma ou ambas as partes; Diferenças de personalidade; Metas diferentes, Diferenças em termos de informações e percepções.
O conflito tem nove níveis: Nível 1 – Discussão; Nível 2 – Debate; Nível 3 – Façanhas; Nível 4 - Imagens fixas; Nível 5 - Loss of face (ficar com a cara no chão); Nível 6 – Estratégias; Nível 7 - Falta de humanidade; Nível 8 - Ataque de nervos; Nível 9 - Ataques generalizados. Normalmente o conflito passa por esses estágios, mas ele pode muito bem sair no nível 1 e ir para o nível 9 direto. O bom gestor sabe administra-lo e não deixa o conflito atingir seu nível máximo.
Para administrar os conflitos é importante criar uma atmosfera afetiva, esclarecer as percepções, focalizar em necessidades individuais e compartilhadas, construir um poder positivo e compartilhado, olhar para o futuro e aprender com o passado, gerar opções de ganho mutuo, desenvolver passos para a ação a ser efetivada, estabelecer acordos de benefícios mútuos.
A importância da competência em administração para conflito é que o bom gestor APRENDE com o conflito, com as diferenças ele tira novas possibilidades, percepções e visões. Por isso é importante, para todos nós, gestores ao não, começarmos a aprender a administrar conflitos e sempre aprender com a parte diferente.
2 – Como podemos