Praticas na Construção Civil
ESCOLA TÉCNICA TUPY (ETT)
PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL I - TURMA: 1 ED -111
PROFESSOR: CLODOALDO
INTRODUÇÃO
NO TRABALHO A SEGUIR APRESENTO AS UNIDADES DE ESTUDO DA MATÉRIA DE PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO CIVIL I, DO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2014.
UNIDADES QUE POSSUEM NA AREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, SUAS COMPLEXIDADES E TECNOLOGIAS JÁ TESTADAS E COMPROVADAS, E QUE, MERECEM TODA A NOSSA ATENÇÃO PARA O APRENDIZADO.
AS UNIDADES DESTACADAS SÃO CINCO:
1- MANGUEIRA DE NIVEL
2- LOCAÇÃO DE OBRA
3- FORMAS
4- ARMADURA
5- CONCRETO
APRESENTAREI UMA INTRODUÇÃO DE CADA UNIDADE E DESCREVEREI OS PROCEDIMENTOS DE PRÁTICAS, REALIZADOS NAS AULAS, QUE PARTICIPEI JUNTO A MINHA EQUIPE DE ALUNOS.
POR FIM, FAREI UMA BREVE AVALIAÇÃO DAS AULAS E A CONCLUSÃO DO TRABALHO.
-1ª UNIDADE: MANGUEIRA DE NÍVEL
Introdução
Aprendemos nesta aula sobre a necessidade de definirmos o correto nivelamento em que a nossa edificação (obra) será construída. A medição com Mangueira de Nível é a operação de transportar as referências de nível de um local para outro, tendo a definição de uma determinada altura, conseguindo estabelecer desta forma um plano horizontal.
Esta nossa necessidade de nivelar, que inicia-se na fundação, será também utilizada em outros processos, como: piso; contrapiso; altura das alvenarias; colocação das cerâmicas; vãos de portas e janelas; telhados etc.
Nossa prática utilizou a ferramenta mais comum para realizar a operação de nivelamento: a mangueira de nível.
O uso da mangueira de nível fundamenta-se no princípio dos vasos comunicantes, que nos fornece o nível. Este método é utilizado para medir toda a obra.
A mangueira deve ter pequeno diâmetro, parede espessa para evitar dobras e ser transparente.
Para uma boa marcação, a mangueira de nível deve estar posicionada entre as balizas, sem dobras ou bolhas no seu interior. A água deve ser colocada lentamente para evitar a