DOM QUIXOTE
Miguel de Cervantes é o nome mais lembrado da literatura espanhola. Foi um grande escritor dramático e romântico que nasceu na cidade Alcalá de Henares, em 1547. O poeta estudou em Madri e Sevilla no século XVI, que nesta época era considerada a capital das finanças, comércio e do meio artístico. Aos 24 anos foi servir o exército espanhol do Rei Filipe II combatendo o império turco, episódio em que ficou com os movimentos da mão esquerda comprometidos, mas antes desse acidente já tinha posto em prática seu perfil de romancista com quatro poesias.
Costumes espanhóis
MUSICAS: As músicas típicas da Espanha são: o flamenco, o chotis, o contrapás, a copla, o cuplé, o fandango, as habas verdes, a isa canaria, a jota, a muñeira, o paloteo, o pasodoble, as pardicas, a rebolada, a sardana e os verdiales.
ARTESANATO: O Artesanato da Espanha dispõe de uma comunidade autônoma que utiliza diferentes produtos em cerâmica, além disso, existe uma extensa representação no sector têxtil, no que se podem encontrar tecido, bordados, e encaixes como os bolillos.
CULINARIA: Já a culinária espanhola varia de região, mas se há algo em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). Já o prato mais representativo da culinária típica espanhola é a Paella.
(A culinária espanhola é parte da culinária mediterrânica, embora com características próprias. A cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva, especiarias variadas e muitos vegetais.
Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais.
Internacionalmente conhecida, a paella, um prato de arroz, frutos do mar, galinha e chouriço, é o prato mais conhecido)
LITERATURA: A literatura espanhola tem os seus inícios com o poema épico Cantar de Mio Cid. Para outros autores, as glossas emilienses e glossas silenses devem ser também referidos no estudo da literatura como primeiros usos do espanhol.
Estrutura da Obra