Praticas de Leitura e Escrita
“Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento - músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta.” (Revista Superinteressante, n.2, 1988).
No exemplo anterior, note que o parágrafo apresenta um tópico frasal (“Viver é mesmo uma ginástica”), ou seja, é a ideia núcleo do parágrafo formado por um período curto e que apresenta o assunto do texto. Na sequência, você pode observar o desenvolvimento do tópico frasal, expandindo e especificando, de forma clara e coerente, como viver exige certa ginástica de todos os órgãos do corpo humano. Por fim, o último período (“Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta.”), de modo conciso e conclusivo, finaliza o texto ressaltando a importância do desempenho da musculatura e argumentando que os músculos não servem apenas para “a força bruta”, ou seja, para lutar ou carregar pacotes. Creio que há uma intenção na conclusão de levar o leitor a refletir sobre o que se fala no “senso comum” sobre a função dos músculos no corpo humano. Há a intenção de fazer o leitor ampliar seus conhecimentos e sair do “senso comum”. Concorda? Releia o parágrafo para refletir sobre o que dissemos acima.
8
Você deve notar também que os parágrafos são, normalmente, descritivos, narrativos ou dissertativos. O parágrafo que acabamos de ver é um bom exemplo de parágrafo dissertativo, na medida em que se observa uma posição