praticas de laboratorio
PRATICA N° 01 TÍTULO: Utilização de um polímero como gel absorvente MATERIAIS: -Béquer ou copo de plástico descartável (transparente);
- Palito de picolé;
- Poli(acrilato de sódio);
- Água. PROCEDIMENTO: - Adicionar em um béquer de plástico cerca de 1,0 g de poli(acrilato de sódio). Adicionar 200 mL de água. Agitar com palito. Deixar em repouso. Observar a consistência do material. INTERPRETAÇÃO: - O Poli(acrilato de sódio) possui ao longo da cadeia grande quantidade de grupos polares hidrofílicos. Esses grupos formam ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) com a água nos interstícios da rede polimérica. EXPRESSÃO REPRESENTACIONAL:
PRATICA N°2 TÍTULO: Formação de uma geléia MATERIAIS: - Solução saturada de ácido bórico;
- Cola à base de álcool polivinílico (PVA);
- Copo de vidro ou plástico;
- Corante (azul de metileno ou anilina);
- Palito de picolé. PROCEDIMENTO: - Ao copo de plástico adicionar 5 mL de cola e 5 mL de água. Homogeneizar e adicionar lentamente com agitação constante 5 mL da solução de ácido bórico. Caso queira que o material tenha uma melhor aparência, adicione corante antes de colocar a solução de ácido bórico. INTERPRETAÇÃO: - Um polímero é um material, isto é, é sempre uma mistura. A cota é um polímero contendo grupos OH polares ao longo da cadeia. Os átomos de boro do ácido bórico reagem com alguns grupos OH formando um complexo que altera a estrutura tridimensionalmente mudando as propriedades do polímero. EXPRESSÃO REPRESENTACIONAL: