PRATICAS DE ENSINO 3 ATIV
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE GEOGRAFIA
RODRIGO FERREIRA CORONEL
PRÁTICAS DE ENSINO III
PORTO MURTINHO-MS
ABRIL DE 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE GEOGRAFIA
RODRIGO FERREIRA CORONEL
PRÁTICAS DE ENSINO III
PORTO MURTINHO-MS
Abril de 2015
ATIVIDADE 2
Para a atividade 02, releia o texto “Escola Pública e Educação Popular” presente em: FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5 a ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Após a leitura responda: A educação popular implica numa prática que fragmenta os assuntos em ensino de Geografia ou se ela permite uma articulação das temáticas geográficas com a presença atuante dos educandos?
Com certeza, a educação Popular tem uma articulação maior das temáticas geográficas com a presença maciça e atuante dos alunos. Pois partindo dessa metodologia educacional, é que se busca e conquista direitos sociais, culturais e políticos. Os alunos obtem mais facilidade de levantar problemas e questões oriundos da sociedade, gerando possibilidades em meio a diversidade social. Os educandos que focam na Educação Popular, tem uma visão mais aberta para a realidade vivida por grupos ou comunidades e aponta caminhos para a superar problemas encontrados. Por meio dessa educação, os alunos buscam e lutam por justiça e dignidade, incentivam a realização de mudanças sociais, contribuem para a organização do seu povo, compreendem de uma forma mais abrangente a sociedade onde vive para que se percebam como sujeitos da história, enganjados numa luta concreta pelos direitos, respeitando ao máximo o ser humano como pessoa.