Pratica Medica e sociedade
TEMA: CONHECENDO AS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
ATIVIDADE: responder as questões abaixo, que são ferramentas para melhor entendimento dos conteúdos dados. Realizar a atividade em dupla, colocar nome e RA dos componentes.
ORIENTAÇÃO: leia a introdução e os textos sugeridos na sequencia indicados para responder as questões.
DATA DE ENTREGA: 23/09
VALOR DO TRABALHO: 0,0 – 0,5
INTRODUÇÃO
CONCEITO DE ESTADO
Não é fácil analisar a sociedade brasileira sem refletir, primeiramente, sobre o que é o Estado, identificado pelo senso comum como algo etéreo, acima do bem e do mal, guardião neutro dos direitos individuais e, por algumas correntes de pensamento, como algo separado da vida real e, portanto, como uma abstração.
O Estado, em sentido amplo (GRAMSCI, 2004), comporta duas esferas principais:
ESTADO AMPLIADO
Ambas (sociedade política + sociedade civil) formam o Estado ampliado. Não há, portanto, oposição entre uma e outra esfera. Elas se complementam
Assim, temos que ter muito claro que Estado não é esse ser etéreo, neutro, e acima do bem e do mal, já que são as pessoas que fazem parte da sociedade política e da sociedade civil é que dão vida ao Estado. Muitas vezes Estado e Governo são confundidos, entretanto, são distintos. Sérgio Arouca, na abertura da 8ª Conferência Nacional da Saúde, em 1986, explicita essa diferença, ressaltando que Estado abrange o Território, o Povo e um Governo que represente os interesses do seu povo.
Dois outros conceitos propostos também por Gramsci, força social e hegemonia, serão particularmente úteis ao nosso estudo.
Explicando melhor: Em cada momento histórico de cada sociedade, forças sociais se aliam ou se enfrentam na defesa de interesses, definindo as possibilidades de transformação de uma determinada realidade e o grau que essas transformações podem atingir. A dinâmica que dá vida a esse processo é a disputa pela hegemonia, o