Locação de Edificações
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E EDIFICAÇÕES
FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO E LOCAÇÃO DE OBRAS
Belo Horizonte – MG
03/09/2013
1 Introdução
A concepção de desempenho na construção civil está,há muito tempo,ligado a situação em uso nas edificações,envolvida por um conjunto de condições estipuladas.A meta internacional é que esta situação atenda às expectativas dos proprietários das edificações ao longo de uma estipulada vida útil incorporada a realidade técnica e econômica(custo-benefício).
No momento no qual o Estado brasileiro convive com um notável crescimento no mercado da construção civil há constante aperfeiçoamento de técnicas e práticas para o realização da construção.A proposta deste trabalho é fazer uma pesquisa acerca dos vários métodos de medição e averiguação disponíveis que devem ser escolhidos levando em consideração seu custo benefício de acordo com as situações encontradas como padrão da obra e tolerância adotada.
Objetivos
Conhecer as ferramentas de locação e medição que são empregadas numa obra, desde a nomenclatura até o uso correto, para posteriormente saber como empregar as mesmas exercendo a profissão de técnico em edificações.
1 TRABALHOS RELACIONADOS e revisão dE literatura
Através de pesquisas realizadas pelos membros do grupo elaboramos algumas principais ferramentas que são importantes para os processos de locação e medição.
Tabeira ou gabarito
Frequentemente, tabeira é um nome popular que se dá à montagem do gabarito da construção da edificação.
É a etapa em que se coloca no terreno a marcação da moldura e dos espaços da edificação a ser construída.
A tabeira ou gabarito é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5×7,5cm ou 7,5×10,0cm, espaçados de 1,50 a 1,80m, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20cm de largura, que servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame recozido nº 18 ou fio de náilon.
A