Pratica Integrativa
Síntese do texto: Entrevista em Profundidade
- Orientações básicas para a realização de uma entrevista.
A partir da leitura do texto: ‘’ Entrevista em Profundidade”, de Jorge Duarte, compreendemos que tal recurso metodológico, objetiva extrair respostas através de uma fonte (informante), que possua forte experiência subjetiva para obter respostas realistas, utilizando – se de teorias e pressupostos definidos pelo pesquisador.
Por ser uma pesquisa qualitativa, os dados colhidos pelo informante são também, produtos resultantes da análise, observação, interpretação e reconstrução do diálogo com a realidade.
Algumas orientações para o ato da entrevista são esquematizados desta forma:
1. Antes: Permitir que o entrevistado escolha o local e o horário da entrevista (para isso é importante que os pesquisadores possuam um espaço de tempo adequado para que não prejudique o tempo previsto da conclusão da pesquisa; não deve haver ouvintes e interrupções no ambiente da realização da pesquisa; elaborar uma planilha com informações necessárias; se possível, escolher uma fonte conhecida; buscar identificar fatores que possam influenciar respostas do entrevistado, podendo assim correr riscos de respostas induzidas.
2. Início: Iniciar a entrevista com perguntas básicas para obter informações que possam detalhar a função prática da pesquisa (como, os dados do entrevistado); procurar utilizar o rapport (técnica usada para uma melhor comunicação); apresentar informalmente uma pergunta que possa abranger o tema geral.
3. Perguntas: Saber ouvir e dar atenção ao relato do entrevistado; tentar deixar o mesmo à vontade para expressar – se (sempre o estimulando a um diálogo com aspecto natural em cada questão); respeitar a opinião do entrevistado buscando obter informações e não entrando em confronto com o que é dito por ele; ser flexível e compreensível no ato de perguntar; estar sempre disposto a esclarecer o que ficar