Pratica eletricidade e magnetismo
POTENCIAL ELÉTRICO E CAMPO ELÉTRICO
Nathália Lais Mazotti-11121EBI015
Sarah Mansur Resende de Miranda-11121EBI017
Caroline Vilela Momenté-11121EBI020
Andressa Paes Medeiros de Freitas11121EBI019
2° Semetre/2012
Objetivos da prática
1)Objetivos
Estudar o campo elétrico gerado por dois elementos condutores com uma diferença de potencial aplicada nos mesmos. Para isto, teremos que nos familiarizarmos com grandezas como potencial elétrico e campo eletrostático, como não podemos medir diretamente campo elétrico (ou linhas de força) serão feitas às curvas equipotenciais,utilizaremos para o mapeamento uma cuba eletrolítica, que nos permitirá desenhar as curvas equipotenciais (e as linhas de força) e finalmente calcular o campo elétrico gerado em um ponto P entre duas superfícies equipotenciais, através da diferença de potencial.
2) Introdução
Sabe-se que um corpo quando carregado eletricamente, ou seja, quando possui carga elétrica sobre o mesmo, de natureza positiva ou negativa, tem o “poder” de atrair ou repelir outro corpo também carregado. A atração ocorre quando os dois corpos em questão possuem cargas de diferentes sinais, já para o caso da repulsão, esta ocorre quando ambos os corpos possuem cargas de mesmo sinal. Esquematicamente temos a figura 1 que mostra um exemplo de força atrativa e repulsiva.
Figura 1: Linhas de força chegando em cargas negativas e saindo de cargas positivas. Cargas de mesmo sinal e de sinal oposto. Pode-se dizer que o espaço em torno de um corpo carregado fica preenchido por algo invisível, algo que corresponde à ação de natureza elétrica sobre os corpos que também estejam carregados. Podemos explicar este algo pela presença de uma entidade chamada “Campo elétrico (E)”, não podemos vê-lo, mas podemos medi-lo. Para representá-lo usamos linhas imaginárias, denominadas linhas de campo. Convencionou-se que as linhas serão orientadas