Pratica deportiva
Carla Cruz1 & Pedro Sequeira2
Universidade do Minho
1
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, ESDRM, CIDESD
2
Título – Prática desportiva, as metodologias de ensino, a família e a sua relação com emergência/prevenção dos comportamentos disruptivos em crianças do 1º ano do 1º ciclo.
Sumário
O estudo dos problemas de comportamento em crianças e jovens tem sido objecto de intensa inquietação que é veiculada pelas entidades oficiais, pelos órgãos de comunicação social e pela comunidade científica. Esta preocupação funda-se, fundamentalmente, nas implicações que a médio e longo prazo a ocorrência de tais comportamentos têm para a organização social.
No presente estudo pretende-se perceber de que modo a relação do(a) professor(a) -aluno(a), as metodologias de ensino e a prática desportiva poderão constituir factores impulsionadores ou amortecedores dos comportamentos desviantes, ou seja, espera-se demonstrar que a formação de professores ao nível das estratégias de ensino, as quais privilegiem a relação afectiva, o emprego do reforço positivo dos comportamentos pró-sociais, bem como a capacidade do professor resolver problemas de índole relacional e disciplinar na sala de aula, pode constituir um factor de protecção no desenvolvimento de comportamentos anti-sociais.
A amostra do estudo é composta por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Colégio 7 Fontes.
Revisão da literatura
O estudo dos problemas de comportamento em crianças e jovens tem sido objecto de intensa inquietação que é veiculada pelas entidades oficiais, pelos órgãos de comunicação social e pela comunidade científica. Esta preocupação funda-se, fundamentalmente, nas implicações que a médio e longo prazo a ocorrência de tais comportamentos têm para a organização social, nomeadamente, os custos pessoais e financeiros (Benavente, 2002; Hill & Maughan, 2001).
Em termos de comunidade científica, temos