Pedagogia do esporte
A busca constante por novos talentos, cuja conotação perpassa o campo político e da busca por financiamentos e investimentos, por vezes ofusca uma iniciação esportiva consciente, preocupada não só com a modalidade a qual é oferecida, mas focada no indivíduo que vem para sua prática. É esse olhar pedagógico que queremos discutir neste trabalho, dando ênfase à inserção de conceitos e práticas da Pedagogia do Esporte dentro do campo de iniciação aos Jogos Esportivos Coletivos. Para tanto, dividiremos nossa abordagem em três momentos: no primeiro, discutiremos aspectos da Pedagogia do Esporte, seus campos de atuação e os princípios que devem ser intrínsecos à sua prática; no segundo, realizaremos uma abordagem sobre os Jogos Esportivos Coletivos, no objetivo de discutir suas metodologias de ensino e a intersecção destas com o campo da Pedagogia do Esporte; por fim, no terceiro e último momento, sinalizaremos para uma possibilidade pedagógica oriunda da utilização da Pedagogia do Esporte no processo de ensino, vivência e aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos, ou seja, a formação integral do indivíduo, cujo alcance será atingido através de um olhar pedagógico abrangente, o qual considere tanto a prática a qual é oferecida quanto o sujeito que realiza essa prática.
MATERIAL E MÉTODO
Este trabalho utiliza-se do método de pesquisa bibliográfica por meio da técnica de revisão bibliográfica e visa, a partir de textos básicos, chegar a textos especializados, permitindo a formação de um “pensamento organicamente estruturado” (SEVERINO, p. 25, 2000).
DISCUSSÃO
1. Pedagogia do Esporte: contextos e discussão teórica
A Pedagogia do Esporte, na gênese de sua significância, seria aquela a dar conta de educar para a prática esportiva. Contudo, ao discutirmo-la como um campo amplo de diversas possibilidades pedagógicas (ou seja, educacionais) vemos como importante aspecto a utilização da prática esportiva como um facilitador para a formação do indivíduo. Assim,