Pratica 1 - Transformadores
Departamento de Matemática e Física
Transformadores
Fabrício Azevedo
Isabela Faria
Luiz Felipe Duarte
Wellington Domiciano
Resende
2014
Sumário
1 – Introdução.
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
Inventado por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Um transformador é formado basicamente de bobina e núcleo (em geral feito de um material ferro-magnético). Esses componentes são a parte ativa e os demais componentes são apenas parte dos acessórios complementares.
O transformador é baseado em dois princípios: o primeiro que afirma que corrente elétrica produz campo magnético; o segundo, descrito pela lei da indução de Faraday, implica que um campo magnético variável no interior de uma bobina induz uma tensão elétrica nas extremidades desta (indução eletromagnética). A tensão induzida é diretamente proporcional à taxa temporal de variação do fluxo magnético no circuito. A alteração na corrente presente na bobina do circuito primário altera o fluxo magnético nesse circuito e também na bobina do circuito secundário, esta última montada de forma a encontrar-se sob influência direta do campo magnético gerado no circuito primário. A mudança no fluxo magnético na bobina secundária induz uma tensão elétrica na bobina secundária.
Os