Uso da crase
Prática 01 – Análise do transformador a vazio e com carga
Coronel Fabriciano – Outubro/2013
Prática 01 – Análise do transformador a vazio e com carga
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE como requisito para aprovação em Conversão de Energia.
Coronel Fabriciano – Outubro/ 2013
1 - Objetivo
Analisar e verificar o comportamento da operação de um transformador monofásico a vazio e com carga de fator de potência unitário.
2 – Introdução
O funcionamento do transformador se baseia no princípio ou lei da indução eletromagnética.
Lei de Faraday – Um circuito submetido a uma tensão variável gera no mesmo e nos outros circuitos adjacentes uma tensão induzida variável que é diretamente proporcional ao número de espiras do circuito e à velocidade de variação do correspondente fluxo magnético.
Figura 1 – Circuito elétrico equivalente de um transformador ideal monofásico
Figura 2 - Circuito elétrico equivalente de um transformador real monofásico.
3 – Experimento
Com a ajuda dos integrantes do grupo, todos os componentes necessários para a montagem do circuito com um transformador foram colocados na bancada, e sendo assim, a montagem do circuito foi executada.
O primeiro teste a ser observado foi o comportamento do transformador a vazio (sem carga).
Com a energização do circuito, foram coletados os dados da tabela abaixo:
Tabela 01 – Dados transformador a vazio.
1. Responda: O transformador está sem carga, porém o wattímetro indicou a presença de carga no circuito. Explique a razão da existência de potência no circuito do transformador.
Resposta – Porque o transformador mesmo sem carga, ele “consome energia” (potência). Essa potência dissipada é devido às perdas que se tem