PRATICA 01 lavagem de vidrarias
INTRODUÇÃO:
A limpeza da vidraria de laboratório não é tão simples como lavar os pratos de uma casa. Em geral, é mais fácil realizar a lavagem dos vidros se você fizer imediatamente. Curiosamente, em alguns casos o detergente e a água da torneira não são nem necessários nem desejáveis. Você pode lavar o vidro com o solvente adequado, e em seguida, concluir com lavagens com água da torneira, seguidas de lavagens finais com água deionizada ou destilada.
OBJETIVO:
Limpar as vidrarias laboratoriais de modo a conservar as propriedades das mesmas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Água Destilada;
Detergente;
Escova;
3 Tubos de Ensaio;
3 Béquers de 50ml;
1 Proveta de 10ml;
1 Bastão de Vidro
Acetona;
METODOLOGIA:
Para o tubo de ensaio número 1: Lavar 2-3 vezes com 10ml de acetona, lavar 3-4 vezes com água destilada e em seguida, colocar o vidro para secar na estufa. Para o tubo de ensaio número 2: Enxaguar abundantemente com água da torneira para remover a base e em seguida, lavar 3-4 vezes com água destilada antes de colocar o vidro para secar na estufa. Para o tubo de ensaio número 3: Lavar 3-4 vezes com água destilada antes de colocar o vidro para secar na estufa.
Para o béquer número 1: Sob um exaustor, lavar cuidadosamente o vidro com volumes abundantes de água da torneira. Lavar 3-4 vezes com água destilada e em seguida, colocar o vidro para secar na estufa. Para o béquer número 2: Sob um exaustor, lavar cuidadosamente o vidro com volumes abundantes de água da torneira. Lavar 3-4 vezes com água destilada e em seguida, colocar o vidro para secar na estufa. Para o béquer número 3: Lavar 3-4 vezes com água destilada e em seguida, colocar o vidro para secar na estufa.
Lavar a proveta com solução de detergente e esfregar por dentro com a escova. Enxaguar com água destilada e colocá-la para secar à temperatura ambiente. Lavar o bastão de vidro com solução de detergente e esfregar com esponja. Enxaguar com água corrente.
QUESTIONÁRIO:
1. Por que