Ciclo Celular
Antes que a célula possa se dividir, ela deve crescer e alcançar determinado tamanho – intérfase. Em tecidos de mamíferos de crescimento rápido, o ciclo dura aproximadamente 12 horas. Já em organismos unicelulares, como as leveduras, o tempo é de cerca de 1 hora e meia. G1 é o período que pode sofrer influências externas (ex: fatores de crescimento, inibidores). Todo o restante do ciclo é controlado apenas por fatores intracelulares.
G1:
Início da síntese de RNA e proteínas – crescimento da célula (a síntese de RNA e proteínas havia sido interrompida na mitose). Síntese de enzimas utilizadas em S, ou seja, preparação para a replicação.
S:
Duplicação do DNA (replicação). Durante a replicação ocorre desenrolamento da hélice com consequente separação das cadeias de DNA, o que possibilita que ambas sejam moldes para a síntese de novas cadeias. Duplicação semiconservativa: cada molécula filha de DNA possui uma fita parental e uma nova. Existem várias origens de replicação o que aumenta a velocidade do processo. A replicação requer a ação de enzimas: DNA-polimerase, helicase, proteínas SSP (single strand proteins), primase (RNA polimerase), DNA-ligase, entre outras.
G2:
Preparação para o processo de mitose, nesta fase são sintetizadas as proteínas não-histônicas que se associam aos cromossomos durante sua condensação na mitose.
Mitose:
A célula reparte igualmente o seu conteúdo em duas células-filha.
1. Prófase: Condensação gradual das fibras de cromatina