Prata boliviana com baixo relevo
Material: Papel Paraná com 2 mm de espessura; 2 pedaços de prata boliviana com 17x28 cm aproximadamente Boleador para prata boliviana Betume da Judéia Aguarrás Tinta PVA Café 1 Porta Talher 1 Lixa D água Cola Branca Pincel de cerda dura n°16 Pincel de cerda macia °16 1 risco em papel vegetal
1) Pinte o porta- talher com tinta PVA café. Deixe secar. Lixe até ficar lisinho e pinte novamente. Deixe secar. Pinte tantas vezes quanto for necessário para ele ficar bem pintadinho.
2) Risque o formato do porta talher em cada pedaço da prata boliviana e recorte . Risque também os dois lados do porta talher no papel paraná e recorte.
3) Recorte por fora da marca riscada. Mas atenção com o fio da tesoura. A parte que ficar para baixo enquanto você recorta será a parte que colaremos no MDF e a parte que ficou para cima será onde riscaremos a prata boloviana. Sabe por que? Porque esta parte que ficou para baixo a tesoura corta afiandode tal forma que pode a. Então é esta parte que fica colada no MDF.
4) Passe bastante cola no papel paraná e cole a prata boliviana. Repita o procedimento para o outro pedaço que cola na lateral do porta talher. Espere secar a cola. Prenda o papel vegetal com durex e passe o risco com o boleador de prata boliviana sobre o vegetal, afundando delicadamente a prata boliviana. Repita para o outro lado.
5) Marque com mais profundidade o risco que já está estampado na prata boliviana, já colado no papel paraná. Estampe pequenos desenhos no risco da prata bliviana. Se você fizer bolinha no interior de uma das flores, repita para todas as flores que sejam iguais.Faça a sempre a mesma estampa para cada modelo de folha ou flor. Estampe o mais juntinho possível. Podem ser gotas, bolinhas, bolões, risquinhos,listrados, etc. Esta é a técnica utilizado no movimento pontilhista das artes plásticas: o pontilhismo.
6) Quando terminar, passe