pRADO
Síndrome de Edwards
Essa doença genética foi descrita pela primeira vez em 1960 e apresenta a trisso mia no par de cromossomos de número 18. As crianças que possuem a doença possuem problemas cardíacos, hidrocefalia e retardo mental e físico.
Além disso, outras características que podem ser apresentadas são: o pescoço é curto, as unhas são atrofiadas, atraso de crescimento, a boca pequena, lábio leporino, problemas renais, cabeça pequena e alongada, dedo indicador maior que os outros e flexionado sob o dedo médio e planta dos pés arqueada.
Pode ser diagnosticada ainda durante o pré-natal com exames na ultrassonografia e avaliação do material genético. Após o nascimento, o diagnóstico pode ser realizado com o estudo genético do bebê. A incidência não é tão grande e, muitas vezes, resulta em abortos espontâneos. A expectativa de vida dos bebês portadores da síndrome de Edwards é muito pequena e apenas alguns sobrevivem ao primeiro ano de vida.
Síndrome de Turner
Essa síndrome é um distúrbio cromossômico que atinge portadoras do sexo feminino; porém, que não possuem cromatina sexual. Elas possuem apenas 45 cromossomos e nos cromossomos sexuais existe apenas o X. As principais características dos portadores da Síndrome de Turner são: órgãos sexuais com pouco desenvolvimento, pescoço com pregas, problemas renais e do coração, tórax largo, baixa estatura e provavelmente a esterilidade. É uma doença que pode ser diagnosticada no nascimento ou até no início da adolescência. O tratamento vai depender de cada paciente e pode ser usado hormônio para crescimento e outro para ajudar no desenvolvimento de órgãos sexuais.
Síndrome de Klinefelter
A Síndrome de Klinefelter foi descrita em 1942, mas a causa genética apenas foi descoberta em 1959. Essa aberração cromossômica atinge pessoas do sexo masculino que possuem 47 cromossomos. Os principais indícios da doença são: desenvolvimento de seios, infertilidade, retarda mental,